“Pela Educação… Por um Mundo Melhor”


No dia 26 de abril, os alunos do 7ºC fizeram a apresentação do trabalho que desenvolveram ao longo do 1º e 2º períodos, no âmbito da Educação para a Cidadania.

“Pela Educação… Para um Mundo Melhor” é um projeto interdisciplinar que visa contribuir para a reflexão e ação no domínio dos ODS 4 - educação de qualidade e ODS 16 - promoção da paz e da justiça, em articulação com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Num trabalho de projeto colaborativo e em rede entre pais, escola, professor Pedro Soares da ESMAEP e CPCJ, desenvolvido com recurso a metodologias ativas, os alunos procuraram compreender a relação entre direitos, deveres e responsabilidades e a sua articulação com os princípios fundamentais dos Direitos Humanos.

Esta promoção de uma cidadania global ativa e uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável, permite-nos entender os Direitos Humanos como um bem universal comum a todos os seres humanos, que é necessário proteger. Assim, pensámos que nesta sensibilização, particularmente, para os direitos dos desprotegidos, os alunos e restante comunidade escolar reconhecem que a educação desempenha um papel crucial para o desenvolvimento do mundo e que a paz e a justiça são pilares fundamentais na construção das sociedades.

Para além da excelente representação dos nossos alunos, disfrutamos de um caloroso momento musical, dirigido pelo Maestro, Ricardo Soares, da banda de música de Paço de Sousa, que, através da arte musical, colocou as potencialidades musicais de atuais e antigos alunos do nosso agrupamento ao serviço da comunidade. É também esta uma das funções da escola: estimular as potencialidades artísticas de cada jovem e criança.

Por vezes, nas escolas, encontramos situações que nos dizem que a vida não é perfeita e que na escola também ocorrem pequenos focos de adversidade que urge diagnosticar para agir. Foi neste sentido que os nossos alunos do 9º E revelaram os resultados de um inquérito que realizaram, no âmbito do seu projeto interdisciplinar de Educação para a Cidadania, visando fazer essa diagnose na nossa Escola.

A participação do Presidente da CPCJ de Penafiel, Dr. Rodrigo Lopes, no evento, foi muito gratificante, na medida em que as pessoas tiveram uma oportunidade de alcançarem um maior conhecimento do papel da instituição e divulgação dos Direitos da Criança e do Sistema de Proteção à Infância e Juventude. Os nossos alunos encontram na equipa que acompanha o senhor Presidente, um porto de abrigo. São eles que não deixam morrer os sonhos dos jovens e crianças que, por qualquer razão tinham tudo para deixar de sonhar!...

São estes os passos que damos em Paço de Sousa, para que o sonho de uma escola inclusiva que prepara crianças e jovens para a vida seja uma realidade!

A todos os que contribuíram para que o espetáculo pudesse acontecer, um abraço muito grato!

 

A Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania, professora Rosa Lourenço

 

Fiquem com algumas imagens deste marcante momento de aprendizagem…

 

Tudo para que esta noite de abril não se perca na memória!

https://www.youtube.com/embed/1Cnsp8WR8GQ